top of page

Experiências

Temos embarcações novas tanto para realização de passeios pela floresta quanto para pescaria esportiva. 

 

Nossos guias são nativos da região e possuem conhecimento vasto sobre a vida na floresta.

Além de desfrutar de passeios encantadores, você receberá uma gama de conhecimento sobre nosso ecossistema com segurança e profissionalismo dos nossos guias bilíngues mais bem preparados da região. 


 

Oferecemos diversas opções de passeios como trilhas pela floresta como:

Contemplação nascer do sol

No crepúsculo matutino, você embarcará numa canoa motorizada onde apreciará os primeiros raios da manhã. O nascer do sol na Amazônia é considerado um dos mais espetaculares do mundo e assistir a esse espetáculo em meio aos rios da floresta é uma experiência emocionante.

Trilha na selva

Nossas caminhadas pelas trilhas são verdadeiros momentos de autoconhecimento em que você se transformará pela força e energia pulsante de vida da vasta biodiversidade amazônica. Nossas florestas alagáveis, sujeitas à inundação em épocas de chuvas, apresentam características únicas. Ao longo do passeio, você poderá encontrar aves, macacos, preguiças e até mesmo avistar animais raros.

Focagem noturna de jacarés

Ao cair da noite, você será surpreendido com o céu estrelado enquanto passeia em canoas guiadas pelo foco da lanterna do nosso experiente guia. Nesta jornada, você será transportado para uma atmosfera de encanto e magia, envolvido pelo som de uma grande orquestra formada pelos sapos, corujas e jacarés junto a uma infinidade de animais noturnos. Prepare seu coração para uma dose extra de emoção e se deixe envolver pelo mistério da Amazônia durante uma noite extraordinária e inesquecível.

Sobrevivência na floresta

O pacote de sobrevivência na selva é um roteiro de experiência montado para pessoas que gostam de desafios e desejam viver uma imersão completa. São dias de acampamento na selva com técnicas e conhecimentos ancestrais das comunidades ribeirinhas como focagem noturna, conversa sobre plantas medicinais, colheita de frutos, observação de pássaros e aulas em que será ensinado noções básicas de sobrevivência. 

 

Visita a aldeia indígena

Conheça uma aldeia habitada por índios de diversas etnias da região. Nessa experiência enriquecedora, você mergulhará na cultura desses povos descendentes de seus ancestrais que habitam esses territórios há mais de 14 mil anos. Aprenderá sobre como é a vida em uma comunidade indígena, conhecerá um pouco da história das etnias, hábitos, danças e rituais. 

Encontro das águas

Navegue pelo encontro de dois rios que juntos formam um dos fenômenos naturais mais marcantes da Amazônia.

 

Com sua nascente no Peru, o Rio Solimões, de águas barrentas, ao se encontrar com o Rio Negro, de águas escuras, passam a correr lado a lado, sem se mesclar. O fenômeno, conhecido como “Encontro das Águas", dá início ao Rio Amazonas, com grande quantidade de afluentes navegáveis, que facilitam o transporte de mercadorias e pessoas pela região. À medida que o Rio Amazonas serpenteia pelo continente, passa por diferentes cidades portuárias que funcionam como portas de entrada para explorar este ecossistema. 

 

Como cada rio é de uma cor totalmente diferente, eles não se misturam de imediato, criando um fenômeno fascinante.

Manaus

Embora a proximidade de Manaus à Biosfera da Amazônia Central é o que atrai os visitantes, vale a pena você reservar um dia antes do seu retorno para conhecer a  maior cidade da Amazônia brasileira.  Manaus tem uma população de cerca de 2 milhões de habitantes. É acessível somente por barco ou avião e oferece dezenas de passeios turísticos como a visita à ópera de Manaus, mercadão municipal,  praia de ponta negra e a oportunidade de saborear a deliciosa comida tradicional dos restaurantes da região.

Qual a melhor época para visitar a Amazônia?

A cheia e a baixa dos rios na Amazônia

O que vai interferir na sua viagem pela Amazônia é a inundação da floresta, causada pela cheia e baixa dos rios. O cenário da floresta amazônica muda expressivamente ao longo do ano, por isso é muito importante entender como o nível dos rios influencia a sua experiência de viagem – nas atividades que você pode realizar e no seu contato com a natureza e os animais da região.

A estação de cheia na Amazônia

O período de chuvas na Amazônia ocorre de dezembro a maio, sendo que as temperaturas ficam mais altas e as chuvas, mais fortes, de fevereiro até meados de março/abril. Os rios levam um certo tempo para subir e atingir a altura considerada como a época das cheias. Entre os meses de abril e maio, o rio já está com um volume maior, mas somente de junho a setembro os níveis ficam mais altos, formando igapós e proporcionando várias experiências de navegação, praticamente na altura da copa das árvores. Muitos animais se reproduzem nessa época em que também se mostram mais ativos.

No mês de julho os passeios de canoa, as navegações pela mata e os reflexos do céu nas águas escuras podem ser apreciados por completo. Nesse período também, quando os rios estão na sua altura máxima, as chuvas reduzem.

A estação de baixa dos rios na Amazônia

Entre junho e novembro é a época com menos chuva na Amazônia, com volumes bem menores. Quando as chuvas diminuem, as águas dos rios começam a baixar. Em agosto, as águas passam a recuar e, em outubro, o período mais seco na região, já é possível encontrar as praias que estavam submersas. Nesse mês, as temperaturas ficam bem mais elevadas.

Entre outubro e novembro, os rios ficam no nível mais baixo. Você pode aproveitar as praias que se formam ao redor da floresta, fazer caminhadas e várias atividades diferentes.

Em dezembro, quando os rios ainda estão baixos e a chuva recomeça com mais força . E assim o ciclo se repete e a Amazônia se transforma mais uma vez.

O que levar na bagagem?

11.png

      Faça as suas malas com:

 

  • Roupa leve (camisas de manga comprida, calções, calças, chapéus/bonés, roupas de banho);

  •  Sapatos confortáveis (tênis para caminhadas, chinelos, sandálias)

  • Bens essenciais de viagem (documentos, dinheiro, cartões de crédito/débito, medicamentos, protetores solares, gel pós-solar, repelente de insetos - os locais de visitação possuem muitos mosquitos);

  • Equipamento para caminhadas na selva (roupas impermeáveis, lanterna, garrafa de água reutilizável);

  • Aparelhos eletrônicos (telemóvel, máquina fotográfica, carregador).

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

Pousada Tucuna Lodge - Rio Preto da Eva - Amazônia - (92) 99977-0239

bottom of page